• Banner
    Campo
Paço d'Anha

01/ Complexo Desportivo

Campo de Jogos José d’Alpuim (sobrinho), da Associação Desportiva e Cultural de Anha. Competição em escalões de formação, seniores e veteranos da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
Inauguração da 1ª Fase da Reabilitação do Complexo Desportivo em 2020.

Ver direções

02/ Parque Infantil

Complexo de recreio e lazer, composto por Parque Infantil, Área de Manutenção Física e Área de Merendas. Inaugurado em 2019.

Ver direções
Praia do Rodanho
Igreja Matriz

03/ Igreja Matriz

A origem d’Anha remonta aos séculos IX e X e crê-se que a igreja primitiva e pagã terá existido junto à conhecida Capela de S. João, uma vez que foram encontrados vestígios de um castro e de uma possível igreja pagã junto da mesma.

Ver direções

04/ Lavadouro das Camboas

Este lavadouro mais conhecido por lavadouro das Camboas é composto por um reservatório e fontanário de pedra instalado com o objetivo de fornecer água potável aos moradores, tendo ainda um tanque retangular de granito com lajes inclinadas em toda a volta. Tem a cobertura superior em tijolo e argamassa e chapa de betão, para proteção das intempéries e foi construído durante a década de sessenta. O Lavadouro situa-se no largo das Camboas, onde é habitual e tradicional realizar a queima do Judas, por altura da Páscoa. A água sobrante da fonte e do tanque juntam-se à água da represa adjacente e seguem para jusante por lajes de pedra em meia cana paralelas ao caminho público. Antigamente, a água era aproveitada para a rega dos terrenos adjacentes e a sobrante seguia pelo regueiro “mãe de água”, que atravessava o lugar da Padela, da Valada (Valada de Cima e Valada de Baixo) e ia desaguar na ribeira de Anha, na tomadia do Dias. A sua conservação é da responsabilidade da Junta de Freguesia.

Ver direções
Praia do Rodanho
Igreja Matriz

05/ Centro Cívico

Local central, de destaque e de encontro, o Centro Cívico de Vila Nova de Anha – Largo da Matriz, foi alvo de uma remodelação recente. Esta empreitada iniciou com a primeira fase da requalificação do Centro e continuou com uma segunda fase da intervenção que incluiu a realização de correções/cedências ao traçado do arruamento, procedendo-se ao realinhamento do muro que acolhe a Capela do Senhor dos Aflitos e permitindo obter um passeio, na totalidade da extensão da área de intervenção e garantindo um perfil homogéneo para a circulação automóvel. Esta operação implicou ainda o acerto do portão de entrada da capela, bem como a sua acessibilidade. Aproveitando a necessidade e a oportunidade do realinhamento do muro da capela, foi criada uma rampa que lhe garante acessibilidade universal.

Ver direções